♪ Forum RBD4EVER
Bem-Vindo (a) ao forum RBD4EVER convidamos você para registrar-se em nosso forum, e saber todas as novidades recentes de seus integrantes favoritos, bjs adm.

bipolaridade (:

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

bipolaridade (:

Mensagem por Kah Portilla em Qua 4 Fev 2009 - 14:02

lendo uma matéria sobre bipolaridade que axei bem legal...

> 10% da população mundial sofre de distúrbios de oscilação de humor
> 3,5% das pessoas têm trasntorno bipolar. Em 1980 era 1%
> 15% é o risco de um parente de 1o grau de bipolar também sê-lo
> 25% dos bipolares tentam suicídio ao menos umas vez na vida.


Não deveria, mas soma-se a esses uma multidão que associa esse mal da mente a sentimentos intensos, sede de viver, alma de artista, entre outros clichês, e adota para si o rótulo de bipolar. Basta ver a quantidade de comunidades no orkut no estilo ' Sou Bipolar, e daí? ', onde meninas adolescentes contam vantagem sobre seus supostos distúrbios de humor. Quem faz isso acaba banalizando e transformando em moda uma doença grave, o que afasta do tratamento os verdadeiros bipolares.

MUNDO BIPOLAR:

A infancia é um periodo onde a mente é altamente moldável, e os bebês de hoje já chegam ao mundo rodeados de um numero sem precedente de estímulos visuais, sonoros, olfativos, gustativos e táteis. Seus quartos são muito coloridos, cheios de móbiles e brinquedos barulhentos.
" Toda essa carga de estímulos e novidades a que estamos expostos desde o nascimento poderia explicar parte dos diagnósticos. Principalmente bipolaridade na infancia " afirma Kay Jamison, psicólaga, PhD e professoa da faculdade psiquiatrica John Hopkins.
Crianças cheias de estimulos desde a infancia e uma pressão social para se destacar podem responder pelo aumento dos casos de transtorno bipolar.
FAMILIA BIPOLAR:

Até a combinação de pai e mãe instáveis, ainda que não exatamente bipolares, pode somar e gerar uma pessoa com transtorno. O psicólogo Lara explica que bipolares do tipo 1, o mais grave, que apresenta todo o espectro de variação de humor,
às vezes não tem parente com a doença, mas a avaliação detalhada mostra que familiares próximos são ciclotímicos ( pessoas que alternam estados apáticos e energéticos, timidez e expansividade, o chamado sujeito " de lua " )
Análises de tomografia computadorizada mostram quem bipolares genéticos tem redução na massa do córtex pré-frontal e aumento da amigdala. A hipotese é que essas alterações são causadas pela aceleração de conexões entre os neurônios.

# o DSM-IV, guia de doenças psiquiátricas dos EUA, divide os bipolares em 4 categorias #

1 - apresenta toda a amplitude de variação do humor, do pico mais alto ( mania plena ) que pode durar várias semanas, até depressões graves. Em geral inicia-se entre 15 e 30 anos, mas há cass de inicio tardio.

2 - a fase eufórica é mais branda e curta, chamada de hipomania. Os sintomas são semelhantes, mas não prejudicam a pessoa de modo significativo. As depressões podem ser profundas - e podem aparecer só após os 40 anos.

3 - é uma classificação usada qndo a fase maniaca é induzida por antidepressivos ou estimulos. Ou seja, a pessoa é bipolar, mas o polo positivo só é descoberto pelo uso dessas drogas.

4 - nunca tiveram mania ou hipomania, mas têm um histórico de humor um pouco mais vibrante, geralmente visto como algo bom. A fase depressiva pode ocorrer só na faixa dos 50 anos, sendo bem oscilatória.

TRISTEZA NÃO TEM FIM... o outro lado desse desequilibrio é a depressão. Em casos mais extremos, a pessoa não consegue nem sair da cama. Geralmente é a face menos conhecida do problema, por acontecer no âmbito privado

FELICIDADE SIM... no estado maniaco, a pessoa fica animada, tem ímpetos criativos e afetivos, sem reconhecimento de limites normalmente respeitados.
A pessoa sabe o que é o certo e o errado, mas não consegue se controlar. Muitas vezes o surto é turbinado com o consumo de álcool e outras drogas.

_________________



avatar
Kah Portilla
Administrador
Administrador

Feminino
Número de Mensagens : 3667
Idade : 26
Data de inscrição : 17/08/2007

Ver perfil do usuário http://foro.univision.com/univision/board?board.id=anahiyalfonso

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: bipolaridade (:

Mensagem por brulandia colucci em Seg 8 Jun 2009 - 13:29

grax pela informação Kah .

_________________
avatar
brulandia colucci
Administrador
Administrador

Feminino
Número de Mensagens : 8161
Idade : 31
Data de inscrição : 17/08/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum